domingo, 12 de abril de 2015

IMPACTADOS E TRANSFORMADOS PELA PALAVRA DE DEUS


Hebreus 12:12-29  Por isso, restabelecei as mãos descaídas e os joelhos trôpegos;  13 e fazei caminhos retos para os pés, para que não se extravie o que é manco; antes, seja curado.  14 Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,  15 atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados;  16 nem haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura.  17 Pois sabeis também que, posteriormente, querendo herdar a bênção, foi rejeitado, pois não achou lugar de arrependimento, embora, com lágrimas, o tivesse buscado.  18 Ora, não tendes chegado ao fogo palpável e ardente, e à escuridão, e às trevas, e à tempestade,  19 e ao clangor da trombeta, e ao som de palavras tais, que quantos o ouviram suplicaram que não se lhes falasse mais,  20 pois já não suportavam o que lhes era ordenado: Até um animal, se tocar o monte, será apedrejado.  21 Na verdade, de tal modo era horrível o espetáculo, que Moisés disse: Sinto-me aterrado e trêmulo!  22 Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembléia 23 e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados,  24 e a Jesus, o Mediador da nova aliança, e ao sangue da aspersão que fala coisas superiores ao que fala o próprio Abel.  25 Tende cuidado, não recuseis ao que fala. Pois, se não escaparam aqueles que recusaram ouvir quem, divinamente, os advertia sobre a terra, muito menos nós, os que nos desviamos daquele que dos céus nos adverte,  26 aquele, cuja voz abalou, então, a terra; agora, porém, ele promete, dizendo: Ainda uma vez por todas, farei abalar não só a terra, mas também o céu.  27 Ora, esta palavra: Ainda uma vez por todas significa a remoção dessas coisas abaladas, como tinham sido feitas, para que as coisas que não são abaladas permaneçam.  28 Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor;  29 porque o nosso Deus é fogo consumidor.


Verdade prática.
“Temos poucos segundos prá validar a palavra de Deus, recebida em nós”
- Mateus 13:19 A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.
“A Palavra de Deus é espírito e como espírito, seu agir é instantâneo”
João 6:63 O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida.


Introdução:
A mensagem central da carta de Hebreus destaca o progresso da fé cristã e caminhada na vida com Cristo. Por isso encontramos várias exortações. O autor insiste na suprema relação de Cristo como aquele que expressa todo nosso exemplo de graça, humildade, renúncia e que nos possibilita condições de viver, uma completamente e autentica vida com Cristo.
Ele usa o exemplo do passado destaca aqueles que venceram com Deus, pois tiveram um compromisso sério na vida com Deus, mas por outro mostra também aqueles que fracassaram pelo fato de não comprometerem-se, onde fizeram da vida cristã, um relacionamento com Deus com qualquer outra coisa.

Esse texto nos desafia e exorta como proceder, onde revela as condutas e atitudes que Deus exige de nós seus servos, na caminhada cristã.


1. O CRISTÃO DEVE VIVER ATITUDES PACÍFICAS E SANTAS

O que Deus requer de nós, e de vivermos numa atmosfera de paz e santidade. O propósito é que essa paz atinja a todos numa atitude, que partem daqueles que amam a Deus. Isso revela a conduta do servo de Deus, o homem transformado pelo poder do Espírito Santo.
Notamos que o texto nos dá uma ordem da parte de Deus, pois somente os cristãos podem viver essa realidade do reino de Deus. Onde a santificação e paz são elementos principais.

Essas atitudes de viver essa realidade somente são geradas pelo poder do Espírito Santo, isso Deus requer de nós, exigências do cidadão dos céus, revestido da graça e do Espírito Santo, que conduz, dirige, orienta e capacita. Não é utopia esse estilo de vida, a exortação e o progresso na santificação, deve esforçar-se para santificar-se em Deus.
Santificação é o único meio que nos leva a presença de Deus.


2. O CRISTÃO DEVE VIVER ATITUDES COMPROMETIDAS COM A GRAÇA DE DEUS E TEM POUCO TEMPO PRA ISSO.
Não pode existir outro reconhecimento da nossa parte, a não ser, estar profundamente comprometidos com a graça de Deus. Ela é providência em nosso favor, base pela qual podemos suportar as situações que enfrentamos. Os cristãos devem compreender a dimensão da graça de Deus em sua vida e vivê-la em seu curto espaço de tempo de vida. Viver nessa dependência, faz-se necessário fundamentar-se na graça pois é preciso caminhar nela e praticar atitudes que glorificam verdadeiramente a Deus.

O autor de Hebreus chama nossa atenção para essa questão, alertando para o propósito pelo qual Deus nos chamou. Essa tem sido a razão que tem gerado muitas dificuldades, atitudes que tem levados muitos a derrota na vida com Deus.


3. O CRISTÃO DEVE VIVER ATITUDES RESULTANTES DE AÇÕES IMEDIATAS, PROVOCADAS PELA PALAVRA E NÃO TRATÁ-LA COMO ALGO POSTERIOR.

Hebreus 3:7-8 Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz,  8 não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto.

As coisas de Deus, devem ser tratadas com seriedade e são oportuna, porque Deus é Santo, por isso tudo que procede do Senhor é Santo e Santificado. Com Deus não devemos brincar, porque ele é fogo consumidor.
Temos o exemplo de Esaú brincou com a benção, por isso perdeu tudo de Deus, mais não achou lugar ou tempo para arrepender-se, foi tarde demais.

As coisas de Deus são sérias e santas. Muitos tratam as coisas eternas com banalidade, isso é trazer juízo sobre a sua própria cabeça.

No decorrer da história certificamos os resultados como:
Pais que não levaram a vida seriamente com Deus, nem ensinaram seus filhos, por isso presenciados o que temos vistos, pessoas que seguiram o mesmo passos.
Líderes que praticam todo tipo afronta, que tem causado muitos prejuízos para igrejas e para pessoas sérias compromissadas com Deus.
As coisas de Deus são eternas evidencias na vida de pessoas regeneradas, restauradas, transformadas pelo Espírito Santo. A oportunidade tem passado e você tem perdido tempo, nem ouvem mais a voz do Espírito Santo, por que tratam as coisas de Deus com banalidade, nem querem ouvir porque à incomodam.




CONCLUSÃO: Essas são atitudes que devem fazer parte da vida diária do Cristão, por que isso Deus requer de nós, e sua palavra nos exorta para praticarmos, expressando assim nosso compromisso em Cristo Jesus. Lembre-se, temos pouco tempo para mudar o nosso modo de ser.

Pastor Nonato Gaspar

Visualizações nessa semana