segunda-feira, 16 de maio de 2016

A CORELAÇÃO EXISTENTE ENTRE A INIQUIDADE E O AMOR ESFRIADO


Mateus 24:1-13  

Tendo Jesus saído do templo, ia-se retirando, quando se aproximaram dele os seus discípulos para lhe mostrar as construções do templo.  2 Ele, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada.  3 No monte das Oliveiras, achava-se Jesus assentado, quando se aproximaram dele os discípulos, em particular, e lhe pediram: Dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século.  4 E ele lhes respondeu: Vede que ninguém vos engane.  5 Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos.  6 E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim.  7 Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares;  8 porém tudo isto é o princípio das dores.  9 Então, sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome.  10 Nesse tempo, muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros;  11 levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos.  12 E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos.  13 Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.


Conceitos:

Iniquidade:

Iniquidade é um substantivo feminino da língua portuguesa e define algo ou alguém que tem um comportamento contrário a moral, à religião, à justiça, à igualdade e etc. A iniquidade é praticada por iníquos, ou seja, quem se opõem à equidade. 
A iniquidade está associada ao ato de ser mau, injusto e perverso. Uma pessoa iníqua transgride às leis e normais morais e éticas sem qualquer tipo de ressentimento ou escrúpulos. A iniquidade está, normalmente, relacionada com o cinismo e a falta de caráter. 
A criminalidade, pecado ou injustiça são algumas das ações de quem pratica a iniquidade. 

Iniquidade na bíblia

Nas religiões cristãs, a iniquidade é o desrespeito e negação das leis e mandamentos sagrados de Deus, sendo mencionada diversas vezes no Velho e Novo Testamento da Bíblia Sagrada. 
A iniquidade pode ser considerada um pecado, mas de uma forma mais agravante. Segundo a bíblia, o iníquo é o indivíduo que já está acostumado a pecar, não se importando mais com as consequências ou tendo vergonha de cometê-los. 

Significado de Equidade

Característica de algo ou alguém que revela senso de justiça, imparcialidade, isenção e neutralidade: .
Correção no modo de agir ou de opinar; em que há lisura, honestidade; igualdade:

PRECISAMOS RESGATAR E PRIORIZAR OS VALORES HISTÓRICOS

POR QUE O AMOR ESFRIA? 
Por conta da grande pressão que o mal exerce sobre a terra!
Por conta da falta de oração, consagração e busca pela presença de Deus.
Por falta de presença na igreja (estar em comunhão com Deus e com os irmãos).
Por conta da grande decepção que temos com os falsos cristãos e com as falsas igrejas (embora não justifique).
Por conta da nossa incapacidade de recuperação diante das grandes pressões da vida. 
Por conta da falta de visão espiritual.
Por conta do meio cristianismo ou do falso cristianismo que alguns vivem! 

CIRCUNSTÂNCIAS APARENTES E PROGRESSIVAS DE UM AMOR QUE SE ESFRIOU (A)! 
O AMOR ESFRIA QUANDO ENTREGAMOS OS PONTOS diante da proposta mundana. O DIABO SABE QUE SE O SEU AMOR ESFRIAR, VOCÊ SAIRÁ RAPIDINHO DA IGREJA COLOCANDO DEFEITO NELA E NOS IRMÃOS.
“Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus…” (Tg 4; 4)

O DIABO SABE QUE SE O SEU AMOR ESFRIAR, VOCÊ NÃO VAI FAZER NADA POR NINGUÉM. O DIABO SABE QUE SE O SEU AMOR ESFRIAR, VOCÊ NÃO ABRIRÁ MÃO DE NADA. O DIABO SABE QUE SE O SEU AMOR ESFRIAR, VOCÊ FICARÁ CONFUSO. 
Por que o amor esfria? 
Resposta: Esfria por falta de calor (...Ele vos batizará com o ES e com fogo – Mt 3;11)

O AMOR ESFRIA QUANDO NOS DISTANCIAMOS DE CRISTO E DE SUA PALAVRA, MESMO QUE APRENTEMENTE ESTEJAMOS PERTO!

Você se afastou da comunhão da Igreja; Você se afastou das reuniões de oração; Você se afastou da Palavra de Deus.
A Rejeição da Sã Doutrina
Por que há uma crescente frieza na igreja? A base para um coração frio é o coração que não ama a sã doutrina.
"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas." [2 Timóteo 4:3-4].
É hora de acordar, pois os dias da rejeição da sã doutrina estão sobre nós! Muitos que professam a fé cristã rejeitaram a verdade e a sã doutrina e preferem ouvir palavras suaves, que agradem aos seus ouvidos.
O Amor a Deus
A conclusão final é que as pessoas que rejeitam a sã doutrina não amam mais a Deus.
"Se me amais, guardai meus mandamentos." [João 14:15].
Se eles amassem a Deus, guardariam seus mandamentos. Isso envolve ouvir a Palavra de Deus e obedecê-la; envolve também amar a sã doutrina e rejeitar a falsidade. Infelizmente, isso não acontece hoje. Em nome do amor, os falsos mestres recebem a permissão de pregar suas heresias e aquele que os desafiar é atacado como sendo causador de divisões, sem-amor e de coração duro.
"Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes. Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão." [Tito 1:9-10].
Somos instruídos a reter a sã doutrina e a defender a fé que está sob ataque dos falsos mestres que estão em busca das riquezas e da fama terreais.
Nestes dias finais, o amor de muitos está esfriando. O pecado cresceu tanto, até na igreja, que muitos desenvolveram um coração frio. No entanto, Deus ainda tem seu remanescente que o ama, que ama a sã doutrina e que ama os outros cristãos.
"Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus." [João 12:43].
Muitos hoje estão buscando o louvor dos homens. Entretanto, o verso referido diz que há um louvor de Deus. Aqueles que amam a Deus e o buscam em primeiro lugar receberão esse louvor.
Apostasia nos Últimos Dias
A Bíblia ensina que haverá uma grande apostasia nos últimos dias. Por outro lado, os falsos profetas estão todos dizendo que haverá um grande reavivamento. Em breve o Anticristo aparecerá (possivelmente após o Arrebatamento) e a atual apostasia e afastamento da doutrina está preparando o caminho para um sistema religioso mundial. Esse sistema será apóstata e contrário à sã doutrina.
"Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição." [2 Tessalonicenses 2:3].
Além disso, à medida que o povo se afastar da sã doutrina, o pecado crescerá na sociedade e na igreja. Consequentemente, o amor de muitos esfriará. Novamente, isso está acontecendo hoje. Muitas pessoas estão com seus corações frios e endurecidos.

Conclusão
Um coração duro e sem-amor caminha de mãos dadas com a rejeição da sã doutrina.
Muitos que afirmam serem cristãos na verdade são pessoas de coração frio que não amam a sã doutrina.
"E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará." [Mateus 24:12].
Pr. Nonato Gaspar
Domingo, 15 de Maio 2016.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações nessa semana